quarta-feira, 20 de junho de 2012

UFABC+20 no Rio+20

Oi Gente!
Bom, estou aqui para relatar um pouco de nossa viagem ao Rio de Janeiro no período do dia 15/06 a 18/06. Neste período, fomos visitar o Parque dos Atletas, Arena da Barra e a tão famosa Cúpula dos Povos.


O grupo UFABC+20 acabou se separando para que a cobertura do evento fosse melhor feita. Desta forma,  logo mais, traremos relatos de cada um dos integrantes do grupo para mostrar suas experiências deste evento muito significativo.
Vou tentar relatar o que eu vi em cada local que visitamos:


Parque dos Atletas: O local estava muito bonito e com uma quantidade muito grande de informações. O espaço contava com cerca de dois auditórios e inúmeros stands no qual, alguns me surpreenderam bastante. Um dos que mais me chamou atenção foi a usina de produção de madeira plástica no stand da Braskem. A iniciativa é uma parceria da Braskem e da empresa de engenharia ambiental Cetrel que tem por objetivo mostrar novas aplicabilidades do plástico, criando um novo ciclo de consumo. Ao lado, um dos usos da madeira plástica.

O ônibus híbrido a hidrogênio com tração elétrica também foi interessante. Ele possui emissão zero de poluentes, silencioso, possui autonomia de 500 Km. A Rio+20 foi o momento ideal para que a Coppe/UFRJ lançasse a segunda versão de seu ônibus. A Coppe desenvolveu a parceria com a empresa privada TracelApesar de estar pronto para ir paras ruas, o ônibus ainda precisa de investidores para começar a circular.

Muitas outras empresas estavam presentes (Coca-Cola, Google, ...) trazendo novas idéias sustentáveis que possam ser utilizadas em nosso dia-a-dia.

- Arena da Barra: A Arena HSBC, no momento em que estávamos lá, se encontrava um pouco vazia. O local abrigou palestras, seminários e outras atividades da sociedade civil.

- Cúpula dos Povos: Este, para mim, foi o evento mais marcante da Rio+20. Apesar da desorganização e dos atrasos nas programações, o evento estava muito cheio e com uma diversidade de povos, culturas e pessoas que impressionaria qualquer um. A comunidade indígena estava em peso no evento que contou com vários debates sobre causas índígenas.. Tinha gente de todo o mundo!! Experiência realmente fantástica. A grandiosidade do evento tornou um pouco mais difícil assistir tudo o que estava acontecendo. Em meio a protestos, debates sobre variados temas, diversas comunidades índígenas, ficava difícil ajustar sua programação com a do evento. 
Pelo o que vi, a Cúpula dos Povos foi a forma da sociedade civil se organizar e se mostrar contraria ao Fórum Oficial Rio+20. Muitas foram as críticas à economia verde, à falta de investimentos a Cúpula dos Povos em comparação com outros locais (como o Humanidades 2012), o Diálogo Sustentável, à Presidenta Dilma Roussef que não se apresentou no evento, entre outros. Enfim, a crítica foi forte e inúmeras manifestações foram e serão feitas neste local, como a Manifestação Marcha a Ré, organizado pelo Comitê Brasil em defesa das Florestas e do Desenvolvimento Sustentável, que reuniu cerca de 3 mil pessoas se manifestando contra o retrocesso nas leis ambientais e as alterações no Código Florestal. Muitos dos cartazes apelaram com indagações do tipo: "Dilma, com que cara você chega?"
É isso, #Ojogonaoacabou !!!



Bom, este é o resumo do meu relato. A Rio+20 ainda está acontecendo. As negociações estão acontecendo no Riocentro até sexta-feira. Hoje, a presidenta Dilma Rousseff foi eleita por consenso na manhã desta quarta-feira (20) presidente da Conferência da ONU para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, durante a primeira plenária do segmento de alto nível da cúpula. O documento oficial da Rio+20 foi aprovado ontem com 49 páginas. Entretanto, as ONGs  reagiram imediatamente com duras críticas ao documento aprovado. "A Rio+20 se transformou em um fracasso épico. A conferência falhou em termos de igualdade, de ecologia e de economia", afirmou Daniel Mittler, diretor de Políticas Públicas do Greenpeace. Para o WWF, o documento está "longe de ser satisfatório de qualquer ponto de vista", enquanto a Oxfam fez um alerta sobre a pobreza extrema. "Esta cúpula poderia ter terminado antes de começar. Os líderes mundiais que chegam nesta noite devem começar de novo. Quase 1 bilhão de pessoas que passam fome merecem algo melhor".

É.. tem muita discussão por aí..
Aguardem mais relatos...
Até breve!

por Thami Izumi da Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário