Continua com você!

Fórum On-line : Building the Future We Want



Na Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, que chamamos de RIO+20, os chefes de Estado reconheceram a importância de uma sociedade participativa no que diz respeito à resolução de desafios e novas ideias sobre o tão discutido desenvolvimento sustentável. Além disso, o ECOSOC (Economic and Social Council - Conselho Econômico e Social da Onu), foi destacado como um dos principais atores no sentido de integração das diversas áreas da sociedade reforçando o ideal de sociedade multilateral.

Segundo o próprio Conselho,
"a ECOSOC não é um corpo independente. É um sistema constituído por vários órgãos subsidiários, comissões regionais, agências especializadas, e comissões funcionais que são atendidos por ministros setoriais, especialistas e representantes da sociedade civil. Como um "sistema", tem uma estrutura democrática e inclusive da a legitimidade para o Conselho promover o diálogo internacional sobre as tendências globais e nas decisões políticas sobre questões que vão desde a população eo desenvolvimento, estatísticas, questões de gênero, finanças, prevenção ao crime e justiça criminal, ciência e tecnologia e meio ambiente, entre outros. Todas as áreas acima mencionadas estão direta ou indiretamente relacionados com os três pilares do desenvolvimento sustentável. O sistema ECOSOC é, portanto, bem posicionado para desempenhar um papel-chave em (a) analisar a implementação da agenda de desenvolvimento global, incluindo a realização dos ODM até 2015, (b) a integração dos pilares económico, social e ambiental, e (c) contribuir para o trabalho em curso sobre uma agenda de desenvolvimento pós-2015."

Foi com base nessas necessidades, que a ECOSOC promoveu uma fórum global on-line intitulado Building The Future We Want (Construindo o Futuro que Queremos), no dia 24 de Setembro. Nesse fórum online, pessoas de diversas localidades puderam fazer perguntas aos funcionários de governos de todo o mundo sobre os desafios que a humanidade precisa enfrentar para termos um desenvolvimento sustentável e quais seriam as melhores alternativas para traçar melhores metas e alcançar objetivos. As discussões se estenderam por cerca de 5 horas. 

Na RIO+20, houve a elaboração de um documento final intitulado “O Futuro que Queremos” (por isso o nome sugestivo do fórum) e foram discutidas exatamente as resoluções e metas contidas nesse documento. O fórum, que reuniu fisicamente os representantes governamentais em Nova York, foi transmitido em tempo real pelo site da ECOSOC.

Abaixo você pode conferir as discussões realizadas no fórum (áudio em inglês): 

Para mais informações acesse: http://www.un.org/en/ecosoc/

Por Raiza Risso Dainese




QUER SER UM VOLUNTÁRIO NA RIO +20?


Até o dia 19 de abril estarão abertas as inscrições para o processo seletivo de voluntários para trabalhar na RIO+20. Estão disponíveis 400 vagas para universitários e profissionais formados. Além dessas vagas, serão abertas outras para jovens e estudantes do ensino médio. Ao todo são 1.700 vagas para voluntários. 

Perfil dos voluntários
Voluntário jovem: Jovens de 18 a 29 anos provenientes de famílias de baixa renda do Rio de Janeiro, participantes ou ex-participantes de cursos profissionalizantes. Os jovens já deverão ter concluído ou estarem cursando o 9º ano do ensino fundamental.
Voluntário universitário e profissional: Estudantes universitários (cursos de graduação ou pós-graduação) ou profissionais formados de todo o Brasil. A idade mínima para inscrição é de 18 anos.
Voluntários do Ensino Médio: Estudantes de escolas públicas do Rio de Janeiro cursando o ensino médio, com idade mínima de 18 anos.
Segundo o site das Nações Unidas, os voluntários atuarão por 4 horas diárias, por no mínimo 10 dias, no período de 5 a 30 de junho e as atividades se dividem em 4 ramos: 1)Visita às comunidades; 2) Atividades na área de sustentabilidade; 3) Atividade na área de tecnologia da informação (TI) e 4) Atividades de orientação e apoio à área de sociedade civil. 
Confira o edital clicando aqui.
Acesse a ficha de inscrição aqui
por: Raiza Risso Dainese


MURAL DA RIO+20


O que você entende por "estilo de vida sustentável" ? Tire uma (ou várias!) fotos sobre esse tema e mande para a RIO+20! Sua foto aparecerá no mural do evento! Basta entrar no site oficial da RIO+20 em inglês (http://www.uncsd2012.org/rio20/index.php?page=view&type=12&nr=246&menu=14), fazer a descrição da sua foto, dizer onde ela foi tirada, dizer qual o seu nome e selecionar a sua foto para enviá-la! Dessa forma você pode expor sua visão sobre a sustentabilidade de uma forma bem simples: a fotografia! 

por: Raiza Risso Dainese






RIO +20 CONVOCA A PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL


No último dia 11 (quarta-feira), a Coordenação de Relações com a Sociedade Civil da Rio+20, liberou uma nota para informar que o Governo brasileiro apoiará a iniciativa da Cúpula dos Povos. Segundo a coordenação do evento a participação de entidades da sociedade civil na Cúpula ocorrerá sem ônus de montagem para os participantes. 
As entidades que não puderem participar da Cúpula dos Povos, terão um espaço no Galpão nº 01, localizado no terminal de passageiros do Píer Mauá, na zona portuária do Rio de Janeiro, disponibilizado pelo Governo brasileiro, porém o valor estimado do m² de estande é de R$ 760 para entidades sem fins lucrativos, e de R$ 1.380 para entidades com fins lucrativos. 
O Comitê de Nacional de Organização da Rio+20 possui espaços reservados na Arena da Barra e no VivoRio,ambas no Rio de Janeiro, para àquelas entidades que desejam apenas realizar debates, seminários ou conferências relacionadas à Rio+20. As entidades interessadas devem entrar em contato com o Comitê de Nacional de Organização da Rio+20 através do seguinte e-mail: rio20.programacao@itamaraty.gov.br
Para ler a nota na íntegra acesse: http://www.rio20.gov.br/sala_de_imprensa/notas/nota-001-2012
por: Raiza Risso Dainese


MARCHA DE PROTESTO NA ABERTURA DA RIO+20


No dia 20 de junho, dia da abertura da Rio+20, organizações da sociedade civil irão realizar uma marche de protesto contra a agenda oficial da conferência da ONU. Essa marcha fará parte do Dia de Ação Global, que prevê ações de protesto pelo mundo inteiro. 
Movimentos internacionais como os da Primavera árabe; dos Indignados, da Espanha; do Occupy dos Estados Unidos e o dos estudantes do Chile, foram convidados à participar dessa marcha.
Haverá ainda um denominado "Toxic Tour" (Excursão Tóxica) realizado durante o protesto, onde o objetivo é levar os visitantes a empreendimentos que não correspondem com a economia de baixo carbono.
Para saber mais acesse: http://invertia.terra.com.br/sustentabilidade/noticias/0,,OI5717630-EI18947,00.html
por: Raiza Risso Dainese


CIDADÃOS PODEM FAZER SUGESTÕES AOS LÍDERES DA RIO+20, EM SITE




Em parceria com a ONU, o governo brasileiro lança, em 16/04, a plataforma Rio Dialogues, um portal em que qualquer cidadão pode se cadastrar para enviar, aos chefes de Estado que participarão da Rio+20, sugestões do que deve ser discutido e acordado na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que acontece em junho no RJ.O objetivo desta plataforma é ampliar a participação da sociedade civil, e terá capacidade para ouvir cerca de 400 mil participantes, em quatro idiomas diferentes - inglês, francês, espanhol e portuguêsAs discussões serão coordenadas por 27 universidades (nove de países desenvolvidos, nove de países em desenvolvimento e nove brasileiras). As sugestões serão selecionadas e votadas em uma segunda etapa, até chegarem a uma dezena de temas. Estes funcionarão como pautas para as discussões que ocorrerão em espaços abertos para a população em locais como o Aterro do Flamengo, a Quinta da Boa Vista e o Parque dos Atletas, próximo ao Riocentro. No fim, três temas serão levados aos chefes de Estado.



1° ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE JOVENS RUMO À RIO +20: OLHARES DA JUVENTUDE





Essa mobilização será realizada na cidade de Armação dos Búzios - Rio de Janeiro, entre os dias 12 e15 de abril no Centro Municipal de Educação Integrada (Cemei). O objetivo é a reunião de jovens para discussões sobre a pauta da RIO+20. A expectativa, de acordo com com um dos integrantes do movimento, é que se reúnam cerca de 150 de todo o estado do Rio, para traçar metas, objetivos, planejar e refletir sobre a Conferência das Nações Unidas.  




BICICLETADA NACIONAL ESTADO DE SÃO PAULO - RUMO AO RIO+20 



ESSE É O NÚCLEO DO SÃO PAULO DA BICICLETADA NACIONAL RIO+20- AQUI VOCÊS PODEM TROCAR INFORMAÇÕES DE ROTAS, CAMINHOS, "BONDES" E ESTRATÉGIAS PARA CHEGAR NO RIO+20 QUE ACONTECERA NÓS DIAS 20 - 22 DE JUNHO

MAIS INFORMAÇÕES - no LINK ABAIXO!!

https://www.facebook.com/groups/bnorio20/362120997139991/

Nenhum comentário:

Postar um comentário