domingo, 24 de junho de 2012

Cúpula dos Povos, a verdadeira RIO+20


“A Cúpula dos Povos realizou o que propôs: ser um contraponto à Rio+20 oficial”, afirmou Darci Frigo, membro do Comitê Facilitador da Sociedade Civil Brasileira para a Rio+20, em coletiva de imprensa realizada após a Assembleia. “Nós nos recusamos a estabelecer um diálogo com a ONU porque sabíamos que a negociação do documento final não avançaria”, explicou.

Enquanto presenciamos o impasse no documento da Conferência também fomos agraciados com a pluralidade da Cúpula, onde pessoas se encontravam para debater e agregar conhecimento e valores, mostrando que a população não está alienada e busca um mundo melhor.



(Foto: Thiago Nascimento)
Bandeirão dos coletivos de São Paulo

Dentre os encontros, posso citar a união de São Paulo e Santa Catarina por meio de representantes dos Coletivo N.A.S.A., Salve Barroca, Casa Amarela, Coligação ZEM, Ativismo ABC, FBOMS, Cúpula Peixeirae outros que não recordo o nome  e alunos da UFABC e UNIVALI, a fim de compartilhar experiências e firmar parcerias. Tais movimentos sociais desenvolvem trabalhos como:

- Criação do ECO Parque – Salve Barroca, na divisa entre Santo André e São Caetano do Sul, SP.
- MOTIRÔ EM MOVIMENTO: Ação Cultural Colaborativa, com periodicidade quinzenal e a princípio no Tupinikim Bar em Santo André. Situado à Rua das Monções, 585. Conta com atrações musicais, exposição de produtores locais, Graffiti Ao VIVO, empréstimo de livros e aberto a todo tipo de intervenção artística, social, ambiental de iniciativa autoral, estimulados à contribuição artística e troca de conhecimentos. Na Terça em Movimento foi criada a Galeria de Arte do Tupinikim que se renovará mensalmente.  (Coletivo N.A.S.A.)
- QUARTA EM MOVIE: Exibição de Filmes de produção independente com temas cotidianos. Acontece em quartas quinzenais e também abre espaço à debates e apresentação dos trabalhos coletivos. Nesse projeto já foi apresentado o documentário, produzido pela UFABC, “Neblina sobre Trilhos” . (Coletivo N.A.S.A.)
- ART´INERANTE: Oficinas e Workshops que irão rodar a cidade do centro à periferia. Onde houver espaço, haverão arte-educadores comprometidos em passar seus conhecimentos a qualquer cidadão (formado ou em formação) no que se refere as artes, tanto música, como pintura ou até mesmo sobre desenvolvimento sustentável. (Coletivo N.A.S.A.)
- Culinária direcionada à alimentação vegetariana em um ambiente que contracena com a cultura. Um espaço colaborativo, que conta com biblioteca, brechó e exposições de artes.  Essa proposta inovadora tem como foco despertar nas pessoas o prazer da alimentação saudável, de compartilhar uma refeição entre amigos e promover encontros, interação, conhecer culturas e trocar informações em um ambiente familiar, sempre ao som de boa música. (Casa Amarela)


Enfim, são muitas as colaborações "Em prol da vida". A sociedade precisa seguir tais exemplos e organizar-se para desorganizar esse sistema corrupto e egoísta que nos passa a perna dia após dia.

Para finalizar, gostaria de deixar a música Hágua do Seu Jorge (que faz parte do setlist da Coligação ZEM, sendo apenas mais uma de suas mensagens pró meio-ambiente).







por Juliane Galindo

Nenhum comentário:

Postar um comentário